Especialista em Alergia e Imunologia
Especialista em Alergia e Imunologia

Imunodeficiências Primárias

Imunodeficiências Primárias

Imunodeficiências Primárias
Especialista em Alergia e Imunologia - RQE 54058
Pediatra - RQE 54058
Surto de Sarampo
O Sarampo é uma doença viral exclusivamente humana (não há reservatórios não-humanos) considerada a mais contagiosa de todas e tem potencial de evolução grave inclusive com possibilidade de óbito. Não possui tratamento específico, porém é prevenível através de vacinas que no Brasil estão disponíveis nos postos de saúde e recomendadas aos 12 meses de vida com reforço aos 15 meses de vida.
Quem deve se vacinar?
- Bebês de 6 meses até 11 meses e 29 dias de vida - dose zero, depois devem receber também as doses programadas aos 12 e aos 15 meses de vida.
- Bebês aos 12 e aos 15 meses de vida como já preconizado no calendário básico de vacinação do estado de São Paulo.
- Pessoas de 15 a 49 anos e 11 meses nos postos de saúde, ou até 59 anos e 11 meses nas clínicas particulares, mesmo que já tenham 2 doses da vacina.
Exceto quem tem contra-indicação à vacina (veja as contra-indicações)
Por que nos postos de saúde só vacinam quem tem menos de 50 anos?
O governo está concentrando seus esforços nas faixas etárias de maior risco. A incidência de Sarampo neste período de surto entre os indivíduos com 50 anos ou mais é de 1 em cada 100.000 habitantes, um risco baixo e, portanto foram deixados fora do grupo a ser vacinado. Já os indivíduos acima dos 60 anos de idade, o risco dos efeitos colaterais da vacina são maiores do que os benefícios, pois há estudos que demonstram que mais de 80% da população não vacinada já foi imunizada naturalmente ou já tiveram a doença.
Por que foi declarado surto de Sarampo?
Declara-se surto de uma doença quando o número de casos confirmados encontra-se acima da média esperada para aquele período.
No caso do Sarampo, em 2018 foram confirmados no estado de São Paulo apenas 3 casos da doença, enquanto em 2019, até dia 28 de agosto de 2019, fora confirmados 2.299 casos equivalente a 99% dos casos confirmados no país.
Por que ocorreu um surto de Sarampo em São Paulo?
O Sarampo é uma doença que era considerada erradicada, o que levou as pessoas a deixarem de se preocupar com ela. Isso resultou na redução da cobertura vacinal propiciando a ocorrência de surtos.
Mas... O que significa ter sido declarado "surto"?
A situação de surto permite ao governo tomar medidas emergenciais para a contenção da doença como campanhas intensas para a vacinação da população de maior risco, a vacinação aos bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias de vida, assim como a intervenção para vacinação de bloqueio a partir da notificação de um caso suspeito.
Somente com a vacinação em massa e o isolamento dos indivíduos doentes será possível a contenção do surto de Sarampo.
Se bebês a partir de 6 meses já podem ser vacinados agora, por que já não são vacinados como parte do calendário básico de vacinação do estado?
Quando pensamos em saúde pública e vacinação de uma quantidade gigantesca de indivíduos, é preciso pesar o custo e o benefício. Até 2018, o Sarampo era considerado erradicado do Brasil, por isso o risco de um bebê contrair o Sarampo era muito baixo e o sistema imunológico deles, antes dos 12 meses de vida, ainda não consegue produzir anticorpos de memória duradores contra o Sarampo. Por isso a opção do governo em não vaciná-los antes dessa idade fora de uma situação de surto e a necessidade de manter as doses já normalmente programadas aos 12 e aos 15 meses de vida.
Houve um caso suspeito de Sarampo no prédio que moro/trabalho, preciso me vacinar?
Se há um caso suspeito notificado, a equipe da vigilância epidemiológica ou sua representação através de uma equipe de saúde, irá tomar as providências necessárias indicando a vacinação de todos os possíveis contatantes. Então, mesmo que você já tenha 2 doses da vacina contra o Sarampo (Vacina Tríplice Viral - SCR), se houve um casos suspeito próximo de você, é preciso receber uma nova dose da vacina (exceção: se você tiver recebido a última dose a menos de 30 dias não será necessário repetir).
O caso suspeito foi no prédio onde trabalho, meus filhos e meu cônjuge precisam ser vacinados também?
A indicação da vacina de bloqueio (vide acima) so está indicada para aqueles que tem risco de terem tido contato direto com o indivíduo doente, porém se as crianças e o cônjuge tem idade dr 15 a 49 anos e 11 meses, está indicada uma dose de reforço independentemente do contato.
Minhas outras dúvidas
Um colega de trabalho está com Sarampo, eu posso evitar ter a doença? (Profilaxia pós-contato)
Tive contato com alguém com Sarampo, quanto tempo até que eu tenha os mesmos sintomas? (período de incubação)
Aviso Legal As informações contidas aqui nos textos e vídeos não pretendem substituir a consulta com um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.